Mundo Curioso
NOS ACOMPANHE NA REDE:
         

15 de jul de 2010

Qual a diferença entre Furação e Tornado?

Furacao

Você sabe a diferença entre os dois? Vale a pena conferir mais uma curiosidade do Mundo Curioso ;) Clique em Leia Mais.
Embora ambos sejam vórtices atmosféricos, eles tem muito pouco em comum. Tornados tem diâmetros de centenas de metros e săo produzidos por uma única tempestade convectiva. Por outro lado, ciclones tropicais tem diâmetros da ordem de centenas de quilômetros, sendo comparável a dezenas de tempestades convectivas. Além disso, enquanto tornados requerem um forte cisalhamento vertical do vento para sua formaçăo, ciclones tropicais requerem valores baixos de cisalhamento vertical para se formar e crescer.

Os tornados săo fenômenos primariamente continentais, de modo que o aquecimento solar sobre o continente usualmente contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado(embora tornados sobre o mar também ocorram e săo chamados de trombas d'água).

Em contraste, ciclones tropicais săo fenômenos puramente oceânicos que morrem sobre o continente devido ŕ quebra no suprimento de umidade. Temos ainda que seu ciclo de vida é de alguns dias, enquanto que o ciclo de vida de um tornado é tipicamente alguns minutos.

Um ponto interessante é que quando um ciclones tropicais está sobre o continente seus ventos de superfície decaem mais fortemente com a altura promovendo, assim, forte cisalhamento vertical do vento que permite a formaçăo de tornados.

Faça como o @JoewertonH nos envie sua curiosidade!

Veja mais Curiosidades »